quinta-feira, 13 maio, 2021

QUATI (nasua nasua)

Se você ao passear pela Serra do Rio do Rastro já teve a surpresa de encontrar esse animalzinho simpático sabe do que eu estou falando. O Quati é uma figura popular que habita a vegetação local da Estrada Mais Espetacular do Mundo, a Serra do Rio do Rastro. Esse animal é um mamífero e se alimenta de vegetais, frutas, minhocas e outras larvas.
São bastante adaptáveis a áreas modificadas. Os quatis sofrem extrema influência da sazonalidade em sua organização social, uso do espaço e dieta: machos a partir de dois anos são solitários e juntam-se em grupos na época do acasalamento em julho-agosto. As fêmeas grávidas separam-se dos grupos no final da gestação, no fim de outubro e começo de novembro, dando à luz em ninhos construídos em árvores. Quando os filhotes têm aproximadamente um mês de vida, em dezembro, as mães e os filhotes deixam o ninho e reúnem-se aos grupos.
Muitas pessoas ao encontrarem um Quati acabam não resistindo e alimentando os bichinhos, mas esse comportamento pode colocar a vida dos Quatis em risco, pois o organismo deles não é preparado para absorver outros produtos que não estejam no habitat natural deles.

Outro grande perigo é que animais silvestres assim podem ser hospedeiros de diversas doenças, sabemos que quase irresistível não querer tocá-los mas é importante não tocar, para o bem da sua saúde e da saúde dos bichinhos. Muitas pessoas mal-intencionadas, acabam raptando os bichos para coloca-los em viveiros clandestinos, isso além de ser um crime, acelera o processo de extinção desse animal tão simpático e que já se tornou uma marca da nossa belíssima Serra do Rio do Rastro.

Você já viu a serra do Rio do Rastro Ao vivo Hoje? É só acessar!

www.serradoriodorastroaovivo.com.br

Tags:
 

Enquetes

O que você veio procurar no site?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...